


Possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade de São Paulo, USP (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2004). Foi Visiting Scholar na UCSD (University of California at San Diego) no ano de 1998, participando de pesquisas no Center for Iberian and Latin American Studies (CILAS). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal do ABC, UFABC, tendo já lecionado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus de Franca), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Fundação Santo André (FSA). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC (PCHS). Atua principalmente nos seguintes temas: migrações internacionais, brasileiros residentes no exterior, Brasil-Japão, Brasil-EUA, identidades nacionais, nacionalismos, questões de raça e etnia, relações internacionais. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migrações Internacionais: MIGREPI, e participa como membro do Grupo de Estudos sobre Diálogos Interculturais, GEDI, ligado ao IEA/USP (instituto de Estudos Avançados da USP) e do Grupo de Pesquisas RedeMigra, Ligado ao CIES/IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa). É coordenadora da Editora da UFABC (EdUFABC) desde julho de 2015.
Profª Dra. Adriana Capuano

Prof. Dr. Bas'Ilele Malomalo
Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista/UNESP (2010), é docente de graduação e do Mestrado Interdiscipinar em Humanidades (MIH) do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), coordenador do Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimentos, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global, pesquisador associado do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-UNESP); do Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migrations of African Peoples (York University, Toronto); e Member of United Nations - Harmony with Nature. Tem experiência na área de Ciências sociais, Historia da África e do Negro no Brasil, atuando principalmente nos temas segunites: sociologia africana, estudos das relaçoes raciais, multiculturalismo, desenvolvimento emancipatório, cooperação internacional, ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.
Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP e Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Foi bolsista CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) na Université de Cocody (Côte d´Ivoire). É professor no curso de Relações Internacionais (BRI) da Universidade Federal do ABC; coordenador da pesquisa "Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo; (edital universal CNPq), coordenador do grupo de estudos e pesquisas sobre as Relações Brasil / África (UFABC); pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire); membro do grupo de pesquisa; Processos migratórios e saúde: perspectivas interdisciplinares" - FCMSCSP. Foi professor da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (IES Federal), da UNESP - Campus de Araraquara, da PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da FACAMP - Faculdades de Campinas e nos cursos de especialização (UNIAFRO) da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e UFPR - Universidade Federal do Paraná. Fundou e foi vice-coordenador da Casa das Áfricas entre os anos de 2003 e 2013.Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História da África; atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia das sociedades africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Estudos africanos, Relações Brasil / África, Migração e Saúde, HIV/AIDS. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste).

Prof. Dr. Acácio Almeida
Prof. Alex Vargem
Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com formação sobre o Direito Internacional dos Refugiados pelo International institute of Humanitarian Law (IIHL) na Itália. Tem experiência em pesquisas sobre migração forçada ou voluntária de africanos para o Brasil com publicações no Brasil e no exterior ( Inglaterra, Marrocos e Portugal). Apresentou a pesquisa em Congressos nacionais e internacionais como o 1st Crimmigration Control Conference em Coimbra. Tem proferido diversas palestras sobre a migração africana contemporânea para o Brasil em universidades como a USP e outras instituições. também tem divulgado os resultados da pesquisa em jornais como; O Estado de São Paulo. Participou da construção do Comitê Paulista de Imigrantes e Refugiados com a função de criar políticas públicas para o público referido. É colaborador do Jornal Nosostros Imigrantes. É membro do Instituto do Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil - IDDAB realizando pesquisas e atuação social com os africanos em situação de vulnerabilidade, organizando e proferindo palestras sobre a temática. É membro do Transnational, Lives, Mobility and Gender.
Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999). Atuação profissional: professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Departamento de Medicina Preventiva, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos. Membro da Cátedra Sergio Vieira de Mello, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - ACNUR, Universidade Católica de Santos. Editor ad hoc da área de ciências sociais e humanidades em saúde da Revista Interface: Saúde, Educação e Cultura. Áreas de atuação: Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública; Sociologia, com ênfase em sociologia das migrações. Temas de pesquisa: ciências sociais em saúde, desigualdades em saúde, saúde dos imigrantes e políticas de saúde.
Prof. Dr. Cássio Silveira

Possui licenciatura plena em história pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). É Doutora em Ciências Sociais no Núcleo Relações Raciais, Memória, Identidade e Imaginário" da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, bolsista CNPq. Foi bolsista CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) por quatro meses em Moçambique (2016). Professora no ensino superior nas disciplinas de História da Arte, Sociologia, Antropologia, Ciências Sociais, História da América, História do Brasil, Historia da África, Estudos Africanos e de Povos Indígenas da América. Pesquisadora das relações étnico raciais, das relações de gênero e da diversidade sexual; feminismo; história das mulheres; mulheres moçambicanas. Ministra palestras e oficinas em movimentos sociais e órgãos públicos; organiza atividades culturais e educacionais da cultura negra. Como formação, além da educação formal, conta também com as viagens aos vários quilombos do país, como Maranhão, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como, as viagens internacionais aos povos indígenas da América, no Peru e na Bolívia e a povos africanos no Senegal, Moçambique, África do Sul e Egito.

Profª Dra. Aldenir Santos
Profª Dra. Bruna Bumachar
Possui graduação em turismo pelo Centro Universitário de Vila Velha (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com estágios sanduíches em University of Southern California e Universidade do Minho. Suas áreas de interesse incluem: prisões, gênero, tecnologias, direito, transnacionalidade e maternidade.

Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora (2012) e Mestre (2007) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Advogada (1997). Pós-doutorado em Ciências sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2015). Áreas de atuação: política criminal e prisional, história das práticas de punição e controle, violência institucional, segurança pública, sistema de justiça, jovens e sistema socioeducativo, práticas de controle e punição voltadas às mulheres, gênero, direitos humanos e memória.
Profª Dra. Alessandra Teixeira

Jornalista e docente de Curso de Extensão Conflitos Internacionais PUC/SP, membro do GECI Grupo de Estudo sobre Conflitos Internacionais, PUC/SP, Pesquisador em Geopolítica da África e Conflitos internacionais, professor de Francês, diretor da Associação Centro cultural MIM (Missão Imigrante), formado em Relações internacionais na Université Pédagogique Nationale (UPN) em Kinshasa/RD Congo e Formado em Jornalismo na École Supérieure des Journalistes, Kinshasa/ RD Congo.
Prof. Christ Kamanda

Especialização em Orientação Familiar - Sedes Sapientiae, Saúde Mental - CEJAM e Políticas Públicas- UNIBAN
Assis. Social Diocene de Oliveira Francisco

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Mestrando em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pesquisa Desenvolvimento, Segurança, Dependência e o Sistema Africano de Direitos Humanos.
Prof. Daniel de Oliveira Cunha
Prof. Francisco Sandro
Bacharel e licenciatura em Ciências Sociais pela UNESP. Especialização em Política e Relações Internacionais pela FESP-SP. Mestre em Ciências Sociais/Antropologia pela PUC-SP.Atualmente é Doutorando do programa de estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, na área de concentração Relações Internacionais. Tem experiência e atua na área Estudos africanos e afro-brasileiros, multiculturalismo,educação, pensamento social brasieliro e processos identitários.

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, licenciado em Filosofia e pós-graduando em Gestão e Serviços do SUAS. Coordena a Rede Rua de Comunicação da Associação Rede Rua. Editor do Jornal “O Trecheiro” – Jornalismo a serviço da População em Situação de Rua. Educomunicador no curso “Comunicando Realidades e Abrindo Portas de Comunicação” – do programa de Assessoramento e Garantia de Direitos da Paulus. Coordenador do Curso “Comunicando a Rua” da Rede Rua de Comunicação. Fotógrafo na Editora Contento– (revistas Guia da Farmácia; Essencial e Ponto da Beleza). Proprietário da Agência FAZERCOM – Gestão em Comunicação. Atua há mais de 12 anos em comunicação institucional entre outras áreas da comunicação com foco em organizações da sociedade civil – OSC’s.
Prof. Fabiano Viana
Ester Vargem, assistente social da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, compõe a equipe do Balcão de Atendimentos, onde recebe denúncias, por vezes relacionadas à causa migratória, racismo e xenofobia.
Fez parte do "Projeto de Imigrantes" na Casa das Áfricas e é mestre em história com a temática "Imigrantes africanos no Brasil contemporâneo", há anos pesquisa e tem grande vivência prática na temática
Assis. Social Ester Vargem

Prof. Dr. José Blanes Sala
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), cursou dois anos na Facultat de Geografia e História da Universitat de Barcelona (1977), mestrado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2002). Foi pesquisador vinculado a projeto temático do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do ABC - UFABC, participa como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais e é membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da referida universidade. Tem experiência na área de Direito, Relações Internacionais e Políticas Públicas, com ênfase em Direito Internacional, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Municipal, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Regional, Mercosul, União Européia, Paradiplomacia, Licitações, Contratos Internacionais, Direitos Humanos, Migrações Internacionais e Refúgio. Trabalhou nas prefeituras de Santo André e de Diadema, bem como na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Profª Dra. Julia Bertino
Professora Adjunta III do Bacharelado de Relações Internacionais, do Bacharelado em Ciências & Humanidades da UFABC (2013-) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC (2016-), membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFABC (2014-), Doutora em Ciência Política, na área de Relações Internacionais, pela UNICAMP (2012), Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas da UNESP, UNICAMP, PUC-SP (2006), Graduada em Direito pela PUC-SP (2003) e em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela UNICAMP (2006). Visiting Fellow durante o doutorado no Refugee Studies Centre, University of Oxford (Reino Unido, 2010) e Visiting Scholar no Centre for Refugee Studies, York University (Canadá, 2016). Pesquisa principalmente os seguintes temas: migrações internacionais forçadas - em especial refugiados - e direitos humanos, nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e especialização em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde (2006) . Atualmente é Coordenador Geral da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.
Prof. Luiz Fernando Francisquini
Sra. Lutcha Soares
Representante da Associação Caboverdeana do Brasil.

José Augusto do Rosário, natural de São Nicolau, emigrou com três anos de idade para o Brasil, país onde construiu uma sólida experiência de 26 anos na área administrativa de Instituições Financeiras Internacionais. Desse tempo, passou 14 anos exercendo funções de supervisão e gerência no processamento de diversos produtos e serviços oferecidos no Mercado Financeiro.
Trabalhou em bancos de elevado prestígio mundial, como Lloyds Bank PLC, onde atuou como supervisor na área de administração de Recursos de Terceiros e Renda Fixa, Banco Chase Manhattan S/A, onde foi Gerente de Renda Fixa e Banco JP Morgan, onde foi Gerente de Operações.
Rosário que fala inglês e espanhol fluente, formou em Letras, em 1987, na Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), ainda especializou em Mercados de Capitais, na Fundação Getúlio Vargas e fez o curso de Matemática Financeira na Lloyds Bank PLC, Banco Chase Manhattan, além de vários outros cursos.
No associativismo ele já leva 26 anos como dirigente, sendo 12 em gestões consecutivas, atuando como Diretor Cultural, Vice Presidente e Presidente da Associação Cabo-Verdiana do Brasil – São Paulo e como Diretor Cultural no Centro Cultural 25 de Abril

Sr. José Augusto do Rosário
Possui graduação em História pela Universidade de Sorocaba (1987). Licenciatura em Pedagogia Plena, pela Faculdade de filosofia, Ciencias e Letras Nossa Senhora do Partrocínio (1996) Especialzação -História, Sociedade e Cultura (2006),pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.(2000) Especilaização -Educação para as ´Relações Étnico-Raciais, pela UFSCAR (2013).
Profa. Edina dos Santos Rosa

Profª Dra. Marilda Menezes
Professora Visitante Nacional Senior (CAPES/PVNS) da Universidade Federal do ABC desde novembro de 2012. Pesquisadora do CNPq, nivel 1D. Professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande. Fui Pesquisadora do Centro de Estudos Migratórios, professora da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1985), PhD pela University of Manchester (1997), Pós-Doutorado na Yale University (2004-5) no Agrarian Studies Programme e no Depto. de Antropologia da UNICAMP (2011). Coordenadora da Proposta de Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, aprovado pela CAPES em 2013. Fui coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFPB/UFCG, membro da Diretoria da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), da Diretoria da Associação Internacional de História Oral (IOHA). Coordenação e participação em vários convênios e projetos de pesquisa com instituições da América Latina, Europa e África. Sou membro e fundadora da Rede Nacional de Estudos Rurais. Fui fundadora e primeira editora da Travessia ? Revista do Migrante (CEM), e Editora-assistente da Raízes (PPGCS/UFCG). Atualmente, sou membro dos conselhos editoriais das Revistas - Travessia, RURIS (UNICAMP), RAIZES (UFCG) e IDEAS (CPDA/UFRRJ) e da Editora da UFRGS- Série Estudos Rurais. Experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia e Antropologia Rural e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: migrações; migrações e redes sociais; trabalhadores migrantes; relações de trabalho; trabalhadores em usinas de cana de açúcar; dominação e resistência; família, gênero e gerações; memória e identidades; metodologia da história oral, movimentos sociais agrários.

Prof. Moussa Diabate
Nascido no Norte do Mali e refugiado no Brasil, é graduado em Pedagogia - Instituto de Formação de Professores (Sévaré, Mali, 2004), graduação revalidada na Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Educação, (Curitiba, 2015), licenciado em Ciências da Educação pela Faculdade de Letras, Línguas, Artes e Ciências Humanas da Universidade de Bamako (Mali, 2008), mestrado profissional em Psicopedagogia pela Escola Normal Superior (Bamako, Mali, 2010), diploma de Psicopedagogia revalidado na Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Educação, (Curitiba, 2015), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016, São Paulo). Formação em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014, São Paulo). Mestrando em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro Presbiteriano Andrew Jumper.Tem experiência na área de Educação e Pesquisa com ênfase principalmente, nos seguintes temas: educação e alteridade; relações interpessoais; aprendizagem e o ato de aprender; percepção; condições que propiciam o aprender. Tem experiência na área de ensino, na formação de professores nas seguintes disciplinas: Pedagogia Geral, História da Pedagogia, Pedagogia da Alteridade, Didáticas das Disciplinas, Psicologia do Desenvolvimento da Criança e Legislação e Moral Profissional. No Ensino Geral tem experiência no Ensino de Língua e Literatura Francesa, Língua e Literatura Africana, História, Geografia - Ética e Cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa Perceber da Diretoria do CNPq, desde 2013, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do GERE, Grupo de Estudos de Raças e Etnias, desde 2013, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor Administrativo do Fórum África no Brasil. Presidente-Diretor da ONG -bom samaritano -Tidarfit dos refugiados e imigrantes no brasil, voluntario desde de fevereiro 2017 na Caritas, São Paulo.

Seu foco de pesquisa é o período de transição do trabalho escravo para o trabalho livre, como os ex-escravizados sobreviviam no novo modelo econômico e como aquela sociedade em construção se comportava em relação aos negros oriundos do cativeiro. Como docente do Bacharelado de Economia da Universidade Federal do ABC seu foco de pesquisa é Desigualdade de Raça, Gênero e Renda
Prof. Dr. Ramatis Jacino

Profª Dra. Regimeire Maciel
Professora Adjunta do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); mestre e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Principais áreas de interesse e atuação: relações raciais no Brasil, políticas de ação afirmativa, dinâmica cultural, políticas públicas, Lei 10.639/2003.

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (2007), graduada em Psicologia pela Faculdade Ingá (2010). Especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência - Abordagem Interdisciplinar (2014). Atualmente é mestranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do ABC - Santo André. É psicanalista e tem interesse nas áreas: psicanálise, sociedade, política, políticas públicas e drogadição.

Psicol. Priscilla Santos
Prof Dr. Muryatan Barbosa

Bacharel em História (2001), Mestre em Sociologia (2004), Doutor e Pós-Doutor em História da África (2008-12/2014-16), todos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard (2010) e consultor da UNESCO-Brasil para o Programa Brasil-África: histórias cruzadas (2011-2012). Trabalha atualmente com temáticas relativas ao Pan-africanismo, Regionalismos Africanos e teorias do Sul Global. Possui experiência de ensino universitário nas áreas de História, Sociologia e Relações Internacionais. É Professor Adjunto do Bacharelado em Ciências Humanas e do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (CECS-UFABC).
Paulo Illes: Coordinador Executivo de la Red Espacio Sin Fronteras y del Centro de Derechos Humanos y Ciudadanía del Inmigrante – CDHIC. Entre 2013 y 2016 fue Coordinador de Políticas para Migrantes de la Municipalidad de São Paulo y responsable por la creación de la primera política municipal para inmigrantes de Brasil. Es miembro del Comité Internacional del FSMM y responsable por la Secretaria Técnica de la VI Edición, São Paulo 2016. En 2008 recibió el Premio Jaime Wright de Promotores de la Paz y defensores de los Derechos Humanos. Curso Historia y Filosofía en la Facultad Vicentina de Filosofía de Curitiba/PR.
Paulo Illes - CDHIC

Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud

Saddo ag almouloud concluiu o doutorado em mathematiques et applications - universite de rennes i em 1992. Assistente doutor - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação santo andre. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de São Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPq, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da puc/sp de 2007 à 2009. É atualmente coordenador do referido programa desde 01/08/2013. É coordenador do curso de especialização em educação matemática da puc/sp desde 2006. Publicou mais 28 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de 5 eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática. Entre 1996 e 2013. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. Foi coordenador do programa de estudo pós-graduados em educação matemática da puc-sp. Coordena novamente este programa desde agosto de 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica.
Graduada em História pela Universidade de São Paulo em 2002. É funcionária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e pesquisadora do Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversides, Intolerâncias e Conflitos. Atualmente desenvolve pesquisa de Mestrado sob o título "Histórias de vida dos refugiados angolanos em São Paulo". Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração contemporânea, refugiados político, intolerância.
Profª. Dra. Tereza Cristina Teles

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Mestre em Psicologia Social na PUC-SP(2015). Doutorando em Psicologia Social na PUC-SP. Coordenador do Núcleo de Estudos Afro Americanos(Nepafro) . Professor convidado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Colaborador do Instituto Amma Psique e Negritude. Compõe a equipe de Coordenação do Núcleo de Educação do MuseuAfroBrasil. Conselheiro do Instituto Luiz Gama. Foi Parecerista de Projetos Culturais e Artísticos da Funarte. Tem experiência de atendimento e formação com os temas: Juventude, Cultura e Resistência; Psicologia da Educação, Arte e Cultura; Em pesquisa, desenvolve estudos sobre Pensamento social latino americano e relações raciais;; Negritude e lutas de classes no Brasil; África , capitalismo e imigração ;
Prof. Me. Marcio Farias
